GME BALLOUK PARTICIPA DA SUPREMA CONGREGAÇÃO DA FEDERAÇÃO EM BRASÍLIA (DF)
Reunida em Brasília (DF) de 15 a 18 de junho de 2016, na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil, a Suprema Congregação da Federação encerrou seus trabalhos no último dia 18 de junho, com a edição da “Carta de Brasília”.
A Suprema Congregação da Federação é convocada e presidida pelo Grão-Mestre Geral do GOB. Representa o órgão consultivo de mais alto nível do Grande Oriente do Brasil.
É composta pelo Grão-Mestre Geral, que a preside, pelo Grão-Mestre Geral Adjunto, pelo Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, pelos Presidentes do Supremo Tribunal Federal Maçônico, Superior Tribunal de Justiça Maçônico e do Superior Tribunal Eleitoral, pelos Grão-Mestres dos Estados e do Distrito Federal, pelo Procurador-Geral e pelo Secretário-Geral de Gabinete, que exerce as funções de secretário.
Entre as competências da Suprema Congregação da Federação, definidas no Regulamento Geral da Federação, estão: a) propor a definição da posição do Grande Oriente do Brasil perante as políticas públicas; b) discutir e propor soluções sobre assuntos maçônicos de interesse nacional e regional do Grande Oriente do Brasil e dos Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal; c) incentivar a política de assistência social a Maçons e não maçons; d) recomendar a participação da Maçonaria nas entidades representativas da educação, saúde, segurança, meio-ambiente e infraestrutura; e) recomendar e incentivar a participação da Maçonaria nos movimentos em defesa da vida, da ética, da moral, dos bons costumes, da soberania nacional e contra a miséria, corrupção, drogas e assemelhados.
A “Carta de Brasília”, documento formal que contempla as decisões da Suprema Congregação, foi finalizada no dia 18 de junho. Em função dos horários de voos dos Grão-Mestres do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo para seus Estados de origem, estes, apesar de ativa participação em sua elaboração, não puderam assinar o documento logo após sua confecção, o que farão oportunamente. Baixe a íntegra da “Carta de Brasília” (arquivo pdf), clicando no link abaixo:
Carta de Brasília 2016
Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa – GOSP
Sérgio Ayres da Silva Filho
Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Imprensa
Fonte: GOSP