Estrela de Praia Grande comemora 21 anos em Sessão Pública
A A.’. R.’. L.’. S.’. Estrela de Praia Grande, 2802, Rito Moderno, realiza nesta quinta-feira, dia 23, às 20h30, Sessão Magna Pública para comemorar seus 21 anos de Fundação – que ocorreu dia 21 de julho. O evento será realizado no Templo da Loja, à Rua Do Maçom, 907, Vila Sônia, no município da Estância Balneária de Praia Grande.
Na ocasião, o Mestre Maçom, Irmão Adriani José de Souza estará ministrando palestra sobre a história da Oficina. Durante a Sessão também serão entregues Diplomas e Medalhas aos Obreiros pelo reconhecimento dos trabalhos prestados ao bem da Ordem.
A Oficina possui nos dias de hoje 34 OObr.’.. Sua atual administração está assim formada:
Ven:. Anísio Massa Ferreira
1º Vig:.Ismael Paulo Prates
2º.Vig:.Osmir Tadeu Pereira
Or:. João Carlos de Sá
Sec:. Alexander Ramos
Tes:.Nilson Bueno de Oliveira
Chanc:.Marcio José da Silva
M:.CCe:. Adriani José de Souza
FATOS HISTÓRICOS - A primeira idéia de formação de uma nova Loja Maçônica que atendesse a cidade de Praia Grande, totalmente isenta de influências e preconceitos, com arrojo e determinação, surgiu no início de 1994, preconizada pelo Ir.’. Orlando Morgado. Somaram nesta empreitada os lIr\ Nelson Nunes de Azevedo e José Paulo Gomes, todos oriundos da ARLS Estrela Vicentina.
Estava, assim, formada a base, os pilares para edificação de mais um Templo dedicado à virtude e às causas justas. A idéia estava apenas germinando.
A reunião que decidiu levantar as Colunas da Estrela de Praia Grande foi realizada em meados de 1994, no escritório da Administradora de Bens e Imóveis, do Ir.’. José Paulo Gomes.
No prosseguimento desta iniciativa, foi necessário arregimentar aqui e ali os primeiros tijolos para formação de tão auspicioso projeto; homens experimentados e capazes de garantir o êxito durante a caminhada e nesse início atenderam ao chamado para o labor, obreiros das oficinas da Baixada Santista, com destaque para Estrela de Santos e Estrela Vicentina.
Em 21 de julho de 1994, foi realizada a Reunião de Fundação da ARLS ESTRELA DE PRAIA GRANDE no Templo da ARLS Estrela Vicentina, na Praça 22 de Janeiro N.° 630, no Oriente de São Vicente. Dirigiu os Trabalhos como Venerável Provisório naquela oportunidade o ir.’. Nelson Nunes de Azevedo. Na Ordem do Dia foi aprovado por unanimidade o Nome da nova Loja Maçônica como “ARLS Estrela de Praia Grande do Rito Moderno”.
Foi aprovado também por unanimidade o timbre e o Estandarte da Loja, com a seguinte interpretação: uma fortaleza no Oriente de Praia Grande entre os morros que dominam a entrada principal da cidade, com urna estrela de cinco pontas na parte superior, o nome da Loja abaixo da estrela, sendo esse conjunto envolvido por duas Colunas; a Fortaleza representa o Forte Itaipu, marco histórico da cidade de Praia Grande, um reconhecimento à memória daqueles que fizeram a história do município; os morros que dominam a entrada principal da cidade de Praia Grande simbolizam o tipo de gente que habita essa região, os obreiros predestinados a preservar as verdades essenciais, o direito e a justiça, cujo comportamento é inabalável como esses morros e rochas; a estrela representa os homens e mulheres na busca de seu aprimoramento interior, permanentemente no aprendizado da vida; as Colunas representam o local sagrado que esses homens escolheram para se reunir e desbastar a pedra bruta. Ficou acordado nesta reunião, que todos irmãos que se filiassem ou regularizassem naquele momento histórico seriam considerados fundadores.
Capitaneados pelos lIr.’. Orlando Morgado, Nelson Nunes de Azevedo e José Paulo Gomes, são considerados IRMÃOS FUNDADORES DA ESTRELA DE PRAIA GRANDE, os 39 Irmãos a seguir em ordem alfabética:
- Agostinho Ventriglia ;
- Aldo José dos Santos;
- Aristides Manoel de Arruda;
- Casto Vieitz Fernandes;
- Ernani Mello de Oliveira;
- Francisco Freire;
- João Vieira Bueno;
- José Alves Leite;
- José Paulo Gomes;
- José Roberto Ferreira;
- Leandro dos Santos Júnior ; ‘
- Márcio Luiz França Gomes;
- Nívio Gonçalves Esteves
- Orlando Morgado;
- Oscar Leme Filho;
- Oswaldo Pagliacci;
- Pedro Acácio Gagliardo;
- Reinaldo Aparecido Palhari;
- Sílvio Leopoldo Druwe Xavier;
- Vital Cardoso.
- Alberto Perez Ferreira;
- Antônio Carlos Rolim de Arruda;
- Ary de Oliveira ;
- Celso Cândido Gimenes;
- Fernando Lopes Figueiredo;
- João Reinaldo de Menezes;
- Joaquim José Bernardes;
- José de Carvalho Soares
- José Paulo Torres;
- José Roberto de Mello;
- Luciano Quidicomo Filho;
- Nelson Nunes de Azevedo ;
- Orenides Pelegrini;
- Oscar Barreira Filho;
- Osmar Leme;
- Paulo Roberto Lencione;
- Radamés Gomiero;
- Sérgio Reis Lapa;
- Stanley Justo da Silva
Na data de sua Fundação, em 21 de julho de 1994, ocuparam provisoriamente os cargos para a Administração da Estrela de Praia Grande os seguintes irmãos fundadores:
Venerável - Nelson Nunes de Azevedo
1º Vigilante - Orenides Pelegrini
2º Vigilante - Pedro Acácio Gagliardo
Orador - Ary de Oliveira
Secretário - José Paulo Gomes
Tesoureiro - Oswaldo Pagliacci
Chanceler - João Reinaldo de Menezes
No dia 11/05/1995 foi realizada a primeira Eleição para administração da recém criada Loja Maçônica, cujos IIr\ eleitos tomaram posse em 19 de junho de 1995, para o biênio 1995/1997. A cerimônia de Instalação e Posse da nova diretoria foi realizada no Templo da Loja Estrela Vicentina. Assim ficou constituída a primeira administração eleita na Estrela de Praia Grande:
- José Paulo Gomes Venerável
- Orenides Pelégrini 1°. Vigilante
- Stanley Justo da Silva 2°. Vigilante
- Ary de Oliveira Orador
- José Alves Leite Secretário
- José Roberto Ferreira Tesoureiro
- Leandro dos Santos Júnior Chanceler.
Os primeiros lIr :. colados no grau de Mestre, foram exaltados em 5 de junho de 1997, na Loja Estrela Vicentina. A cerimônia foi conduzida pelo Venerável Ir.’. José Paulo Gomes. Foram eles:
- Agilberto Dimas de Oliveira;
-. Francisco Alicio Mendes;
- Ivaldir Duarte;
- Ivan Ramos de Oliveira;
- Luiz Carlos Massa;
- Rogério Cayres.
Coordenadoria Regional de Comunicação e Imprensa da 3ª Macrorregião
Grande Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa
Fonte: GOSP